quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Formação Robótica Educacional

 
As novas tecnologias da informação estão presentes nos supermercados, repartições públicas, escolas, nas ruas, nas casas e escritórios. Mesmo sem perceber , nos deparamos com ela quando vamos ao banco, ao assistir televisão, falamos ao celular e até mesmo quando escolhemos nas urnas nossos representantes públicos. Neste novo contexto mundial, a informação transformou-se no produto mais importante para o desenvolvimento econômico, político e social de cada nação, de cada região, de cada indivíduo. O grande desafio atualmente é possibilitar que a população de baixa renda, ou com poucas oportunidades de acesso a estes recursos, utilize esta tecnologia e a informação raio de fogo circula em seu benefício para transformar a sua realidade e a da comunidade onde vive. E mais importante ainda, é produzir e circular conteúdo útil para estimular a participação social desses indivíduos na rede. O simples acesso não garante que a informação seja processada, assimilada, e que se transforme em conhecimento. Esta questão é dada no intuito de oferecer subsídios para a formação de professores no que tange à utilização de computadores como ferramentas de ensino.
 
Nesse contexto, os multiplicadores e técnicos dos Núcleos de Tecnologias Educacionais URE São Luís participam do encontro dias 27 e 28 de janeiro 2016 horário integral, no Núcleo de Tecnologia São Luís 2 Rua Armando Vieira S/N Bairro de Fátima  para  formação em robótica educacional. Segundo formador Aluizio Cavalcante, Fortaleza- CE "é preciso ter noções das ferramentas utilizadas na programação robótica para torna-se multiplicadores espera-se para resultados finais surgir um projeto pioneiro no Estado".


O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

A idéia principal é formar multiplicadores para ampliação, estabelecer critérios para seleção dos alunos que participarão do projeto, rever estratégias que serão definidas no planejamento segunda etapa deste encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário